Quem inventou o Ferro de Passar ou Engomar ?
R: Sua origem é atribuída aos chineses no século VIII . Era uma espécie de taça metálica em que se colocava o carvão em brasa e com um cabo de osso de marfim madeira passavam essa taça por cima dos mais diversos tipos de tecidos que se queriam alisar.
Já no século XIII na Europa era colocado carvão em brasa em uma caixa que também possuía um cabo por cima e pequenos orifícios que serviam para pressionar a roupa. Este método não era muito higiênico, pois restos de carvão sempre ficavam sob as roupas .
No entanto com a evolução da humanidade e o surgimento da energia elétrica Henry W. Seely ( Nova York ) inventou em 1882 o ferro elétrico com denominação de ? Iron Flatiron ? que pesava cerca de 15 kg e demorava muito para esquentar. Porém seu sucesso não foi imediato devido a dois problemas. A maioria das casas não dispunha de abastecimento elétrico e o ferro não possuía um dispositivo que controlasse a intensidade de calor a ser emitido. Em 1892 surgiu o ferro de passar como os de hoje, com resistência elétrica. Este ferro aliou limpeza e controle de temperatura, eram baratos e podiam ser utilizados em qualquer lugar com eletricidade.
Naquele tempo era raro existir tomadas elétricas fora cozinha, e seu uso exigia então adaptadores e extensões.
Em 1924 surgiu o termostato regulável, evitando assim que roupas fossem queimadas pelo excesso de temperatura. Em 1926 surgiu o ferro a vapor para uso doméstico. Com isso em 1939 o ferro ganhou destaque, sendo o eletrodoméstico preferido pelas famílias da época.No Brasil os primeiros ferros de passar chegaram através de importações e começaram a ser comercializados nos anos 50 . Hoje em dia se precisar de assistência técnica especializada e manutenção nos mais diversos tipos e modelos de ferros a vapor, procure a PASSAMAC .